segunda-feira, 21 de março de 2011

10 passos para alimentação saudável para DIABÉTICOS e HIPERTENSOS

Todos nós sabemos que uma pessoa que tem diabetes Mellitus e / ou hipertensão arterial passa a ter a necessidade de cuidar com mais atenção de sua saúde. Esses cuidados são importantes e diferenciais para que o indivíduo não desenvolva complicações dessas doenças... Visando em auxiliar no tratamento dessas doenças, o Ministério da Saúde organizou uma lista de 10 passos para alimentação saudável , que falam sobre alguns desses cuidados específicos!!!

Passo 1) ESTABELEÇA HORÁRIOS PARA AS REFEIÇÕES, DISTRIBUINDO-AS EM 5–6 REFEIÇÕES/DIA  .
Respeitar ao máximo os horários das refeições é super importante! Procure fazer de 5 a 6 refeições durante o dia, intercalando lanches saudáveis ( frutas, como exemplo) com as principais refeições! Evite ao máximo pular refeições, por mais que você não tenha tempo e tenha uma vida corrida!
Com essa disciplina, a glicemia dos diabéticos fica controlada, o consumo excessivo de alimentos nas grandes refeições é evitado, ajudando no controle do peso e/ ou na manutenção do peso adequado para sua altura. Esse peso adequado mantido traz mais qualidade de vida tanto para o diabético, quanto para o hipertenso!

Passo 2) CONSUMA VARIADOS TIPOS DE VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS: USE SEMPRE AQUELES DE COLORAÇÃO INTENSA COMO OS VERDES ESCURO E AMARELOS.
Procure consumir os legumes, verduras e frutas produzidos na sua região! Eles possuem vitaminas, minerais e fibras e estão associados ao menor risco de doenças como, obesidade, diabetes , doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Esses alimentos deixam as refeições mais saborosa e colorida e na época de safra, ficam com o preço mais em conta, com mais sabor e valor nutritivo. Você pode fazer preparações com esses alimentos ou consumí-los desidratados ( mas sem sal!) ou na forma de chás ou sucos. 

Passo 3) ESCOLHA ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS COMO VERDURAS, FRUTAS E LEGUMES, LEGUMINOSAS (FEIJÕES), CEREAIS INTEGRAIS COMO ARROZ E PÃO INTEGRAL E FARINHAS (AVEIA, TRIGO...).
As fibras auxiliam no trânsito intestinal e , algumas, na redução do colesterol sanguíneo. Consuma 3 ou mais porções de legumes ou verduras e 2 ou mais porções de frutas ( como sobremesa e lanches, diariamente). 
Sempre que possível, ingira feijões, lentilha, ervilha, fava , grão de bico ou outras leguminosas, de preferência 4 vezes por semana. 
Outra forma de aumentar a ingestão de fibras é usar cereais integrais, farelo de arroz, linhaça, aveia, soja, entre outros.. 

Passo 4) EVITE OS ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCARES COMO DOCES, REFRIGERANTES, CHOCOLATES, BALAS E OUTRAS GULOSEIMAS
 Para todos, a ingestão de açúcar deve ser moderada, já que seu excesso pode causar a cárie dental, obesidade, pode também auxiliar no desenvolvimento de diabetes mellitus, hipertensão, hipercolesterolemia, câncer e doenças cardiovasculares. Em diabéticos, esse controle deve ser máximo! O açúcar possui somente calorias, é um alimento chamado de caloria vazia, porque traz calorias e não possui nutrientes. 

Passo 5) CONSUMA POUCO SAL DE COZINHA; EVITE ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE SAL. PREFIRA ERVAS (SALSA, COENTRO, CEBOLINHA, ORÉGANO), ESPECIARIAS E LIMÃO PARA TORNAR AS REFEIÇÕES MAIS SABOROSAS
O excesso de sal consumido, pode gerar alterações na pressão, elevando-a. Isso ocorre porque o sal possui o elemento chamado sódio, que também está presente em alimentos processados, industrializados, alimentos doces ( como bolos, tortas, biscoitos) e em aditivos e conservantes adicionados ( como ciclamato de sódio). A ingestão do sal deve ficar em torno de 6 gramas/dia ( 1 colher de chá rasa). É interessante evitar de adicionar o sal nos pratos prontos, preparações e saladas cruas. Para driblar, a falta de sabor, use sabores gostosos e inofensivos à pressão, como os temperos  e ervas ( salsa, orégano, manjericão, cebola, alho, pimentão,...)
Uma dica legal é passar a ler os rótulos dos alimentos industrializados e tomar cuidado com o consumo de carnes salgadas e processadas (como charque, carne de sol, carne seca, defumados e embutidos) , queijos , enlatados e temperos prontos. 

Passo 6) DIMINUA O CONSUMO DE GORDURA
A ingestão excessiva de gorduras pode levar a doenças como obesidade, além de contribuir para doenças como diabetes, pressão alta, aumento de colesterol no sangue, doenças do coração e até câncer. O consumo de gordura deve ser moderado para todos. Dê preferência a: leite desnatado e derivados com baixo teor de gordura, queijos brancos, carnes magras, alimentos preparados com pouco óleo e gorduras; diminua a quantidade de margarina e manteiga que você consome; evite frituras e alimentos industrializados que contêm
gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (veja nos rótulos); retire o excesso de gordura visível antes do preparo dos alimentos, como pele de frango, gordura aparente de carnes, gorduras amarelas, e carnes processadas, embutidos, frituras e salgadinhos. Dê preferência para os alimentos assados e cozidos. Evite cozinhar com margarina, gordura vegetal, manteiga e banha de porco e dê preferência ao óleo de soja para cozinhar os alimentos. O azeite de oliva extra- virgem pode ser acrescentado a saladas, legumes e pratos prontos. Use-os com moderação!

Passo 7) EVITE O FUMO E AS BEBIDAS ALCÓOLICAS.
O consumo de bebidas alcoólicas está associado com doenças, como câncer, cirrose e alcoolismo. Já o fumo, causa dependência e está relacionado com câncer, infarto, derrame e enfisema pulmonar. 

Lembre-se: tabagismo e alcoolismo são doenças que devem
ser tratadas!

Passo 8) BEBA ÁGUA!
A água é essencial a várias funções do nosso organismo. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água
por dia (6 – 8 copos grandes) nos intervalos das refeições principais, evitando o consumo de refrigerantes e alcóol. 

Passo 9) MANTENHA UM PESO SAUDÁVEL!
O peso saudável é aquele adequado para cada pessoa de acordo com seu biotipo e características pessoais. Para diabéticos e hipertensos, é importante manter o peso saudável porque, desta forma, o risco de complicações diminuem. O excesso de peso vem do acúmulo de gordura corporal (sobrepeso ou obesidade).  Faça o cálculo do IMC ( veja a tabeça aqui no blog) e procure sempre uma nutricionista para o auxílio do controle de peso. 

Passo 10) PROCURE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E UMA ATIVIDADE FÍSICA MODERADA REGULAR, ASSIM VOCÊ TERÁ UM PESO ADEQUADO, QUE TAMBÉM É IMPORTANTE PARA O CONTROLE DO DIABETES E DA HIPERTENSÃO.
Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a saúde – física e mental. O lazer, o prazer e o movimento são importantes para um viver saudável. A atividade física, associada a uma alimentação saudável, são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida, para qualquer pessoa em qualquer fase do curso da vida. Para diabéticos, hipertensos e obesos esses elementos devem se tornar um hábito: ajudam no controle do peso saudável e na qualidade de vida. Procure fazer algo agradável, se possível, diferente do seu trabalho no dia a dia. A adoção de atividades recreativas junto com a família e com amigos melhora a qualidade de vida e o seu desempenho, seja no trabalho e em casa. Escolha atividades físicas prazerosas como: caminhadas, passeios de bicicletas, jogos em grupo, danças e outras.Movimente-se para ser feliz!!!


Fonte: ministério da saúde
Postado por: Raquel Fernandes Siqueira- acadêmica de nutrição da UERJ - 200720401811
Lembre-se : Consulte sempre um nutriconista!!!!

13 comentários:

  1. Ontem (16/04)descobri que estou com diabetes millitus, colesterol elevado e já sou hipertensa. As informações que acabei de ler foram de muita importância para que eu tome as medidas necessárias, me recupere do susto inicial e tenha uma vida saúdavel.
    Muito obrigado.

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  2. Oi!! Fico muito feliz que estas informações foram úteis à você! É muito importante que criemos o hábito de prestar atenção no que comemos, pois isso faz grande diferença para nossa saúde! Tenha paciência consigo mesmo e crie novos hábitos, insistindo sempre nas opções de alimentos saudáveis! Tenho certeza que você vai conseguir se cuidar bem!

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  3. GOSTEI MUITO,ESSAS INFORMAÇÕES VÃO SER MUITO IMPORTANTE PARA MIM OBRIGADA.

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  4. Gostei muito do seu site parabéns!
    Está sendo muito útil para minhas pesquisas, pois tenho meu pai, avó e tias com diabetes e hipertensão.

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  5. Muito obrigada!! Sejam sempre muito bem-vindos ao nut-on! O Objetivo desta página é justamente esse e é muito gratificante saber que de alguma forma ou outra o nut-on está ajudando alguém!

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  6. Descobri hoje que estou diabética .Já sou hipertensa controlada.Gostaria de saber se ainda posso tomar meu vinho ou meu chope no fim de semana com meu marido a partir de agora?

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  7. Olá Denise, tudo bem?? Primeiramente seja sempre muito bem-vinda ao Nut-On...
    Ai temos duas situações... sua hipertensão, em que o consumo de álcool além de aumentar o triglicerídeo no sangue (e aumentar o risco e entupir artérias e ter uma doença cardiovascular) também aumenta a pressão sanguínea... por isso, pelo fato de existir a hipertensão não é muito aconselhável o uso frequente de bebidas alcoólicas... E a questão do diabetes mellitus,em que sabemos que quando uma pessoa diabética ingere álcool sem ingerir nenhuma alimento que tenha carboidrato ( como um pão, petisco que levem pão, batata, etc...) essa pessoa tem uma grande chance de ter um sintoma chamado hipoglicemia ( onde a glicose no sangue cai para menos de 70 mg /dl e ai tem sintomas como tontura, visão escurecida, enfraquecimento, suor frio etc..)
    Isso te faz não ingerir nunca mais álcool na sua vida? não! existe uma recomendação para mulheres em que você bebendo essa recomendação não tem os malefícios da bebida... que seria de ingerir 15g de álcool no dia... isso na prática se resume a 1 lata de cerveja (350ml) OU 1 taça de vinha tinto ( 150ml) OU 1 dose de bebida destilada (50 ml)... lembrando de comer algum alimento junto com essa dose de bebida ok? NUNCA beber em jejum!e lembrando também que nestas doses a escolha mais inteligente seria a do calice de vinho tinto que é cardioprotetor nesta dose! Espero ter ajudado e lembre-se: acompanhe-se com um nutricionista! ele é super importantepara o seu manejo no dia-a-dia e para te prevenir de complicações que infelizmente um diabetes mellitus mal tratado ou uma hipertensão mal encarada trazem...

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  8. ola sou diabética e hipertensa e a poucos meses tive uma embolia pulmonar gostaria de receber seus conselhos para minha dieta obrigada estou muito triste com todas essas dificuldades da para ser feliz?

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    1. Olá, o ideal é que você tenha um acompanhamento contínuo da glicemia e da pressão arterial com profissionais da saúde, como nós os nutricionistas que facilitamos a sua adesão e mudanças de hábitos diários para a saúde, médicos e educador físico ( caso o médico te avalie e considere que você pode praticar atividade física sem risco a sua saúde). Caso você more no Rio de Janeiro, faço acompanhamentos domiciliares diferenciais... Fique bem e lembre-se: nunca é tarde para começar e se manter bem!

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  9. Me ajudou mioto a fazer o trabalho da minha escola

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  10. Minha vó é hipertensa e diabética. gostei muito desse site de alimentaçao, que pelo visto é muito importante para pessoas que sofrem com este problema de saúde, ela foi internada duas vezes so esta semana e hoje foi fazer exames, queria agradecer pelas dicas, mais tambem queria que, se possível, mandasse para mim um cardapio contando com todos os dias da semana, para ajudar-me aqui em casa com a alimentaçao de minha vó. obrigada. Maria. =)'

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    1. Olá! Primeiramente, muito obrigada pelo elogio! É uma realização minha ter um espaço em que posso ajudar algumas pessoas com informações sobre alimentação e saúde!
      Eu sei como é complicado e preocupante para nós da família quando vemos um parente tão próximo e querido passando por internações e falta do controle da pressão e da glicemia... As vezes consideramos que tudo o que comemos diariamente está certinho... mas pequenos erros podem passar como desapercebidos e gerar alguns resultados ruins, culminando em picos de hiperglicemias e pressóricos.

      O blog Nut-On é um espaço que está aberto a todos vocês e alguns clientes antigos e recentes, em que divulgo informações de alimentação em geral... Mas em casos como o que você comentou, um acompanhamento de perto é muito importante e é um diferencial enorme para a saúde! Essas informações, assim como outros serviços que oferecemos, como cardápios personalizados, planos alimentares individualizados, dicas que se enquadram melhor a sua vida ou da sua avó ou família, devem ser feitas com cuidado e pessoalmente. Por isso, caso more no Rio de Janeiro, faço atendimentos domiciliares. Caso não, procure um nutricionista perto de vocês, seja em um posto de saúde, hospital universitário ou particular mesmo. Vai fazer muita diferença na qualidade de vida de vocês!

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